terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Imagem e música...

Beyonce Knowles, Shakira, Pink, Britney Spears, Christina Aguilera, Jessica Simpson, Kelly Clarkson, Rihanna, e mais uma ou outra "cantora" que agora não me lembro.

Como repararam, escrevi cantora entre aspas, porque na minha opinião, o que estas jovens meninas fazem (com uma ou outra rara excepção), é usar o seu aspecto físico como forma de vender discos. Não que ter uma imagem sensual seja negativo, muito pelo contrário. Mas incomoda-me um pouco que a "máquina discográfica" vá buscar jovens meninas com pouco ou nenhum talento mas que possuem boa imagem, e colocá-las em frente a um microfone e - "agora canta"!

Lembram-se de uma certa Britney Spears a actuar no Rock in Rio? Pois, é disso que estou a falar. Muito bonita, sensual e mexe-se bem, mas cantar que é bom, nada...

Ter uma imagem associada à musica que se faz é algo que já vem acontecendo desde há muito tempo, desde que a música é música. Acho que ninguém consegue ouvir música, seja ela qual for, sem ter uma imagem qualquer associada.

Tendo dito isto, acho também que o mais importante é e deverá sempre ser a música. A partir do momento em que se pretere a música em detrimento da imagem, simplesmente já não é música - é moda!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Panorama musical actual...

Acho que não serei a única pessoa que, quando vê a MTV e outros canais televisivos subordinados à "música contemporânea mais actual", fica horrorizado e escandalizado com a geral falta de talento e imaginação que surge em frente aos nossos olhos. Exemplo flagrante são os artistas do actual hip-hop, tais como 50 Cent, Lil' Wayne e outros que ao contrário dos artistas de hip-hop e rap de antigamente, somente falam de dinheiro, de jóias, de carros de mulheres, nas "canções" e "música" que fazem.
Snoop Dogg e Doctor Dre eram dos artistas rap que mais admirava. Contudo, hoje em dia passaram para o hip-hop, mudando o seu estilo de uma maneira que nos põe a pensar: Será que o facto de começarem a fazer muito dinheiro os torna menos propensos a querer escrever acerca das dificuldades pelas quais passaram e começar a adoptar um estilo musical mais ao nível da sua actual condição de vida? (vejam os actuais tele discos de ambos e a próprias letras das canções para saberem do que estou a falar).

Por favor, não me interpretem mal. Sei que não existe um estilo musical melhor que outro e o hip-hop é um género musical tão bom como outro qualquer. O problema é que é essencialmente no hip-hop e géneros relacionados que se nota um maior défice de cultura e mínima formação musical e geral talento musical. Pergunto-vos, acham que o 50 Cent sabe cantar? Acham que ele sabe pegar num instrumento musical (seja ele qual for) e criar melodia, fazer arranjos? A parte da letra ao menos está sempre salvaguardada. Aparentemente, basta passar por uma loja de doces e criar um refrão...
Creio que sou minimamente multi-cultural, pelo menos no que diz respeito à música, mas muito sinceramente já me fartei desta deprimente amostra de música que só visa o lucro através do culto da personalidade, com recurso à imagem...

Bem-Vindos!!

Bem-vindos a este meu humilde blogue. Espero que gostem do nome, acho que foi uma daquelas coisas que saiu sem muito esforço, do que muito me orgulho.

Neste blogue fala-se essencialmente de:

  1. Música
  2. Filmes
  3. Outros assuntos relacionados com as temáticas anteriores. (Parecendo que não, há muita coisa a dizer acerca delas...)
Espero que postem muito!

Cumprimentos,

Eu!