terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Imagem e música...

Beyonce Knowles, Shakira, Pink, Britney Spears, Christina Aguilera, Jessica Simpson, Kelly Clarkson, Rihanna, e mais uma ou outra "cantora" que agora não me lembro.

Como repararam, escrevi cantora entre aspas, porque na minha opinião, o que estas jovens meninas fazem (com uma ou outra rara excepção), é usar o seu aspecto físico como forma de vender discos. Não que ter uma imagem sensual seja negativo, muito pelo contrário. Mas incomoda-me um pouco que a "máquina discográfica" vá buscar jovens meninas com pouco ou nenhum talento mas que possuem boa imagem, e colocá-las em frente a um microfone e - "agora canta"!

Lembram-se de uma certa Britney Spears a actuar no Rock in Rio? Pois, é disso que estou a falar. Muito bonita, sensual e mexe-se bem, mas cantar que é bom, nada...

Ter uma imagem associada à musica que se faz é algo que já vem acontecendo desde há muito tempo, desde que a música é música. Acho que ninguém consegue ouvir música, seja ela qual for, sem ter uma imagem qualquer associada.

Tendo dito isto, acho também que o mais importante é e deverá sempre ser a música. A partir do momento em que se pretere a música em detrimento da imagem, simplesmente já não é música - é moda!

7 comentários:

  1. Completamente de acordo! Se quiser ouvir/apreciar boa música, certamente não é apenas nestes critérios que me vou basear mas sim, acima de tudo, na qualidade musical. Não quero dizer com isto que a imagem não seja cuidada, mas para estar a ver certas atitudes de algumas destas "cantoras", preferia consultar artigos da especialidade... A meu ver, o que existe hoje em dia em termos do mercado musical, em que estas meninas são protagonistas, é uma ideologia baseada no conceito de vendas, quando o mesmo deveria ser o conceito de marketing...Isto só prova que estamos a esquecer o atributo fundamental que uma artista deve ter: A voz!

    Tiago-Portimão

    ResponderEliminar
  2. Pois é Tiago, o Marketing como nós sabemos pode ser algo maravilhoso. Mas como tudo, tem o seu quê de mau e os exemplos que dei acima são do mais flagrante que se pode encontrar - Autênticas estrelas criadas pelo marketing...

    ResponderEliminar
  3. pior que tudo isso é quando essas cantoras sem lembram de entrar no cinema! Adorava ver a riana a fazer "As Horas" ou a britney a fazer de joker =D

    ResponderEliminar
  4. Ola Diogo...
    Olha, desculpa mas não estou de acordo contigo na parte da Christina Aguilera. Esta é a unica com talento, pois tem uma voz linda, sabe canta, e atingue notas, que ai minha mãe... Tomara a Madonna, Whitney, e muitas mais terem uma voz como a dela! Lembras-te a musica "Carwash" do filme de desenho animados que ela cantava? Agora imagina o Jamiroquai a cantar aquilo... Já pensaste que afinal a musica já não é assim tão má... Afinal as musicas delas são boas, e não pimba! Alias, eu ja te tinha dito esta miha opinião!

    Continua com o blog!! ;)

    Beijinho Beijinho da Marri Marri

    ResponderEliminar
  5. Oi Repolho,

    A voz da Cristina Aguilera é a única que se calhar até escapa. Contudo, é preciso ver que ela faz (a meu ver) uso excessivo daqueles berros e gemidos "pop" que se ouvem em N músicas actuais. Acho que isso desvirtua completamente a grande voz dela...

    ResponderEliminar
  6. Saber cantar ou saber tocar bem um instrumento não faz de uma pessoa um bom musico. E ser um bom musico é o que importa. Copiar todos copiam, inventar algo bastante bom não é para todos.

    ResponderEliminar
  7. É bem verdade aquilo que dizes, Tó! De facto qualquer pessoa pode pegar num instrumento e imitar outra, mas o que conta é mesmo a imaginação para conseguir criar... Já agora, és o Tó dos Karnak Seti, que foi meu colega no 9º ano?

    ResponderEliminar